top of page
Conteúdos: Blog2

Qual o papel do Psicomotricista em pessoas Acamadas?

  • Writer: Inês Nalha Pereira
    Inês Nalha Pereira
  • Feb 16, 2019
  • 2 min read

Updated: Feb 18, 2019

Inicialmente, e à primeira vista, poderá ser difícil compreender qual a importância e o papel desempenhado pelo Psicomotricista em indivíduos totalmente dependentes e acamados.


Como tal, para uma melhor compreensão, comecemos por nos debruçar sobre algumas questões associadas a longos períodos de imobilidade que irão dar origem:


1. Ao aumento do risco de feridas (úlceras de pressão);

2. Ao aumento de problemas a nível circulatório;

3. Ao aumento de problemas a nível respiratório;

4. À diminuição de massa muscular;

5. À diminuição da amplitude osteo-articular;

6. À diminuição da estimulação multissensorial nas actividades da vida diária;

7. À diminuição da capacidade de orientação espacio-temporal;

8. À diminuição da sensação de bem-estar e auto-estima.


As úlceras de pressão, também conhecidas como escaras, são o resultado da diminuição da circulação sanguínea numa parte (ou partes) do corpo derivado a uma pressão prolongada e constante sobre essa mesma superfície.


Aqui o Psicomotricista poderá ter intervir na realização de mobilizações nos vários segmentos corporais (principalmente membros superiores e membros inferiores), potenciando o aumento da circulação sanguínea. Realço que aqui poderão também ter um papel no âmbito da verificação dos posicionamentos e medidas de conforto e sugeria uma formação na área das transferências e dos posicionamentos para quem sentiu, tal como eu, que é uma lacuna muito grande na licenciatura em Reabilitação Psicomotora.


Mais uma vez as mobilizações e o levante progressivo da cabeceira para a realização de alguns exercícios sensorio-motores, poderá ter um papel importante na diminuição das dificuldades respiratórias.


Em suma, tudo o que foi referido anteriormente não só aumenta os momentos de estimulação multissensorial, estimulando aspetos como a proprioceptividade, tonicidade, noção do corpo e integração bilateral, como potencia a amplitude osteo-articular e o aumento da massa muscular.

Ainda assim, sugeria que para uma estimulação multissensorial utilizassem ainda:

  • Música: de preferência algo que a pessoa goste. Caso não tenham essa informação optem por músicas que transmitam tranquilidade;

  • Massagens com diferentes materiais: materiais com diversas texturas e cores, como bolas sensitivas, sacos de arroz, etc;

  • Cheiros: optem por “dar a cheirar” perfumes agradáveis e familiares como alimentos, flores, etc...

Atenção aos aromas muito fortes.


No que diz respeito à orientação espacio temporal, o levante da cabeceira ou mesmo o levante da pessoa para cadeirão poderá ser importante para uma maior noção espacial (meio envolvente) e temporal (noção de noite e dia, perdidas muitas das vezes os longos períodos de tempo deitados).


Sugeria também, mesmo que o individuo não realize comunicação verbal, que conversem com ele, que digam o dia, o mês e a estação do ano em que estão, pois, ainda que este não responda, estaremos a activar várias áreas do cérebro referentes, por exemplo, à compreensão e à linguagem.


Deixo-vos também com algumas dicas para prevenir UP, contudo tentem sempre articular estar questões em equipa, principalmente com os enfermeiros que são as melhores pessoas para nos ajudar em todo este processo de intervenção.


Dicas:

  1. Observação e cuidados da pele onde a pele deverá ser sempre limpa e seca;

  2. Em pessoas com incontinência realizar cuidados de higiene com maior regularidade para evitar o contacto prolongado de fezes ou urina com a pele;

  3. Lençóis e roupa de cama secos, limpos e bem esticados;

  4. Alternar posições evitando as principais zonas de pressão e utilizando almofadas ou rolos;

  5. Alimentação variada e rica em proteinas, fundamental para a cicatrização das UP.


Espero que seja útil.

Dêem o vosso feedback :)








Comentários


Follow

©2019 by Reabilitação Psicomotora - Inês Pereira. Proudly created with Wix.com

bottom of page