Exemplo de Sessão para Gerontes
- Inês Nalha Pereira
- Mar 6, 2019
- 2 min read
Updated: Mar 7, 2019
Bem vindos!
Hoje deixo-vos com um exemplo de uma sessão que já fiz no âmbito da Gerontopsicomotricidade.
Em quase todos os exercícios que proponho são trabalhados os sete factores psicomotores, com principal incidência sobre a noção do corpo, lateralidade, EET e praxia global.
Deixo-vos os exercícios com algumas dicas mas podem sempre altera-los e faze-los da forma que acharem melhor. Caso queiram poderão também partilhar também na caixa de comentários alguns dos exercícios que fazem com os vossos gerontes!
Aqui vai:
1. Ativação
Realização de exercícios em que mobilizamos os vários segmentos corporais e que têm como objetivo preparar o individuo para as atividades que se seguem.
Dicas:
Integrar nas orientações ritmos e contagens;
Por vezes solicitar determinado exercício com referindo um lado do corpo sem exemplificar. Permitir que o individuo realize sozinho e não por imitação.
2. Exercício A
Em círculo, colocar uma bola a circular entre todos os elementos do grupo. Quando o psicomotricista bate palmas e diz “TROCA”, o sentido do movimento é invertido.
Dicas:
Integrar no exercício mudanças de velocidade pois de direção já faz parte do mesmo.
3. Exercício B
Palma – Perna - Pé
Ora bem, este exercício consiste em bater palmas (Palma), bater com ambas as mãos na coxa (Perna) e bater com o pé no chão (Pé). Mas, ao fazê-lo, devemos criar uma sequência rítmica que deverá ser reproduzida por todos os membros do grupo. Aqui criamos várias sequências, aumentando o número de passos e a complexidade ao longo do tempo.
Exemplo:
Palma - Palma - Perna - Pé
ou
Perna - Palma - Perna - Pé
Dicas:
Vocalizar sempre o que se faz;
Após demonstração, pedir que realizem sozinhos;
Pedir que alguns membros do grupo colaborem, referindo uma sequência que gostariam que o grupo reproduzisse.
4. Exercício C
A cada indivíduo é dado um esparguete. Com este deverão impedir que o balão caia no chão ou saía de dentro do círculo.
Dicas:
Aqui opto por fazer duas equipas pois os gerontes são, por norma, bastante competitivos. É uma boa forma de trabalhar a competitividade saudável, assim como o trabalho de equipa;
Podem cingir o jogo em várias etapas e associar a cada etapa, determinada cor do esparguete. Por exemplo: apenas os esparguetes amarelos e azuis podem tocar no balão.
5. Relaxação dinâmica
Utilizam de exercícios de respiração com música;
Dicas:
Aqui é importante compreender se o utente se sente bem ou não de olhos fechados. Opto sempre por dizer que fazem da forma que se sentem mais confortáveis, quem quiser fecha os olhos, quem quiser permanece com eles abertos.
Atenção ao excesso de luminosidade após longos períodos de olhos fechados;
Utilizar músicas que transmitam calma e tranquilidade (frequentemente uso sons da natureza e/ou piano).
E é isto.
Obrigada!

Comments