top of page
Conteúdos: Blog2

Noção do Corpo

  • Writer: Inês Nalha Pereira
    Inês Nalha Pereira
  • Mar 4, 2019
  • 3 min read

Hoje decidi abordar o tema da Noção do Corpo. Escolhi este tema pois, ao longo do tempo, tenho verificado que é um dos fatores psicomotores que demonstra sofrer maiores alterações nos gerontes.


Primeiramente irei fazer uma breve descrição do que é em termos teóricos, qual a sua importância a nível psicomotor e de forma esta está integrada nos processos de aprendizagem e em tudo o que fazemos. Posteriormente irei deixar-vos com alguns exercícios que realizo, especialmente com os gerontes, de forma a estimular a somatognosia.


Integrada na segunda unidade funcional de Luria, a somatognosia rege-se pela receção, análise e armazenamento de diversas informações corporais.


A noção do corpo é fruto de um conjunto de informações sensoriais obtidas através do sentido vestibular, proprioceptivo e tacticlocinestésico que irão dar origem a uma consciencialização corporal mental, fundamental para toda as relações do indivíduo com o meio envolvente (exterior). As posturas corporais e aos padrões de movimento utilizados pelo indivíduo no quotidiano são também o resultado deste conjunto de inputs sensoriais. Mas não só de questões motoras é composta a somatognosia. Esta está bastante relacionada com o psíquico, o emocional e o afectivo. Segundo alguns autores, o corpo transforma-se assim não só num instrumento de pensamento mas de comunicação. (Aqui, por exemplo, encontramos a importância do trabalho da psicomotricidade em perturbações como a anorexia).


Pessoalmente adoro esta frase. Penso que resume exatamente aquilo que somos e como devemos encarar o “corpo” na intervenção psicomotora.


É importante que se compreenda a importância da noção do corpo no processo de aprendizagem, na medida em que integra uma estimulação múltipla assim como as experiencias afetivas vivenciadas.


Ao longo do tempo e após diversas experiências sensoriais, o cérebro irá integrar essa mesma informação, actualizado-a, armazenando-a e reutilizando quando necessário.

Como tal, a noção do corpo trás consigo um papel importante no processo de aprendizagem psicomotora e simbólica.


Disfunções ao nível da discriminação, identificação e localização das várias partes do corpo poderão dar origem a dificuldades em localizar partes do corpo e, consequentemente irão alterar a capacidade do individuo de interagir com o meio. Um exemplo disso é por exemplo dificuldades em identificar os objetos através da manipulação ou palpação.


Também uma noção do corpo alterada poderá assim levar a um agitação psicomotora fruto de hesitações e confusões.


Alterações ao nível da proprioceptividade, irão dificultar, por exemplo a qualidade dos movimentos no que diz respeito à sua execução e harmonia, aumentando o nível de vigilância e o controlo visual.


Posto isto podemos concluir que a noção do corpo torna-se fundamental nos processos de aprendizagem, na existência de uma harmonia psicomotora geral, na medida em que esta é influenciada e influencia todos os outros fatores psicomotores e, consequentemente, nas relações do individuo com o meio envolvente.


Agora deixo-vos três exercícios que costumo utilizar nas minhas atividades com os gerontes:


1. Solicitar uma parte do corpo e o indivíduo deverá localiza-la no seu próprio corpo;

2. Solicitar uma parte do corpo e o indivíduo deverá localiza-la no corpo de outro ou numa imagem;

3. Pedir que com uma bola ou um esparguete realizem diversos movimentos como:

Extensão do braço esquerdo, agarrando a bola;

Flexão da perna direita, agarrando na bola com a mão esquerda;

Agarrar na bola com os braços esticados e coloca-la ao nível dos ombros;

Cruzar as pernas, referindo qual a perna que se sobrepõe;

Colocar a mão direita no ombro esquerdo;

Colocar a mão esquerda na barriga, ombro, testa…

Entre tantos outros.

4. Observação e imitação de gestos ;

Aqui poderá passar pela observação e imitação de gestos simples, sequências de movimentos ou mesmo toda uma coreografia (frequentemente utilizo a dança para trabalhar neste sentido).


Espero que tenha sido útil e, caso tenham algo mais para partilhar, por favor não hesitem! =)


 
 
 

Comments


Follow

©2019 by Reabilitação Psicomotora - Inês Pereira. Proudly created with Wix.com

bottom of page