top of page
Conteúdos: Blog2

(Idosos) Quatro dicas para combater o processo de envelhecimento.

  • Writer: Inês Nalha Pereira
    Inês Nalha Pereira
  • Jan 20, 2019
  • 2 min read

Updated: Jan 27, 2019


Ora bem, quem de nós nunca ajudou a avó, o avô, a mãe ou quem quer que seja a abotoar o casaco quando eles ainda conseguiam? Só para ser mais rápido?

Qual de nós nunca deu aquela força extra para que eles se levantem no sofá, sendo que no fim somos apenas nós quem faz a força?

Quem de nós nunca foi buscar o livro que eles tanto queriam ler apenas para que não se levantassem?

Quem nunca deu aquela "ajuda extra" nas tarefas do dia a dia, apenas para facilitar? Pois bem... Todos nós.

Mas isto é um pouco como as crianças, se fazemos sempre tudo por eles... Não vão ser autónomos. Aqui será o processo inverso, na medida em que os idosos já são autónomos, começam é a deteriorar-se algumas das suas capacidades.

No entanto, muitas vezes, nós ajudamos a que isso aconteça.

Mas atenção! Fazemos isto de coração, e porque só queremos o melhor para eles mas...

O facto de auxiliarmos alguém na realização de uma tarefa quando este ainda consegue fazê-la de forma autónoma, vai fazer com que não sejam utilizadas todas as suas capacidades existentes na execução da tarefa.

Com o tempo, e com a diminuição das capacidades existentes e da sua utilização, é importante que seja feito exactamente o contrário.


Posto isto, existem dicas simples para ajudar os nossos idosos a serem mais autónomos e prolongar a sua autonomia no tempo. Pode ser aplicado por qualquer um de nós, quer sejamos profissionais de saúde ou apenas cuidadores informais, ou apenas netos carinhosos.


1 º Alimentação - Deixar que se alimente sozinho. Suja-se? Recorra a um babete de papel ou pano, aquilo que for mais agradável para si e, preferencialmente, para o idoso.


Dica: Existem colheres e pratos adaptados que facilitam o processo de alimentação autónoma. Utilizar toalhas coloridas com pratos de cor diferentes, facilita o processo de discriminação visual.


2º Higiene - Deixe o idoso enxaguar-se e passar o sabão pelo corpo. Posteriormente, deixo-o secar-se.

Não espalha bem o sabão? Não seca o corpo na totalidade? Deixe fazê-lo primeiro, da forma como consegue, e complemente posteriormente aquilo que já foi feito.


Aqui estará a estimular a componente motora e sensorial através do tacto e olfato, principalmente.

(Não esquecer que os sentidos vão perdendo as suas capacidades ao longo do tempo, sendo importante estimula-los ao máximo)


3º Vestuário - Deixe o idoso vestir-se sozinho, ou pelo menos, as peças que ainda é capaz de fazê-lo de forma autónoma. Dê ajudas parciais quando necessário, contudo, caso este consiga, deixe sempre fazê-lo sozinho por mais tempo que demore.


Dica: utilize roupa confortável e que não seja justa. Irá facilitar a mobilidade dentro da roupa e aquando no momento de coloca-la e tira-la.


4º Deslocações - Deixe o idoso deslocar-se sozinho caso não seja necessário apoio de terceiros. O braço que ajuda muitas vezes só irá fazer com que estes colocam mais peso no outro e não exerçam tanta carga nos músculos posturais e de locomoção.


Experimentem!


Commentaires


Follow

©2019 by Reabilitação Psicomotora - Inês Pereira. Proudly created with Wix.com

bottom of page