O impacto da entrada precoce no ensino primário
- Inês Nalha Pereira
- Jan 27, 2019
- 1 min read
O artigo que se segue não foi escrito por mim mas considero bastante interessante e pertinente, principalmente caso tenha crianças em idades mais precoces. Este fala e reflecte sobre a importância da maturação emocional nos processos de aprendizagem, assim como do sucesso escolar no primeiro ano do ensino primário.
Frequentemente associamos que para se atingir o sucesso escolar é apenas a componente cognitiva que deve ser considerada. No entanto, esquecemo-nos que a transição entre o ensino pré- primário e o ensino primário trás consigo alterações significativas na rotina das crianças.
Consideremos o tempo que passam a brincar de forma livre e também de forma orientada pelos educadores. Substancial, não? Nestes momentos, frequentemente existe uma natural agitação psicomotora das crianças e momentos de interacção com os pares. ..
Mas, de um "momento para o outro", a criança terá de permanecer um período substancial de tempo no mesmo local, concentrada na tarefa e com uma redução significativa no tempo de interacção com os pares e no tempo de brincadeira.
Será isto um processo assim tão simples? E apenas dependente da maturação cognitiva? Não. Daí a importância da maturação emocional para facilitar a gestão e adaptação a este processo.
Sugiro que leiam o artigo que segue onde é explorada esta questão.

コメント